Com o crescimento das mídias sociais, uma modalidade de vendas online que vem ganhando força é o F-commerce, termo usado para definir o comércio eletrônico via lojas instaladas no Facebook. Com mais de 1 bilhão de membros no mundo e quase 50 milhões no Brasil, a rede social de Zuckerberg oferece todas os recursos necessários para comercialização de produtos ou serviços.

Vendas Sociais

fcommerce  loja virtual facebookA construção de uma Loja no Facebook favorece a divulgação por recomendação e melhor compreensão do público envolvido com a Marca, uma vez que sua participação dos fãs da marca é pública e, muitas vezes, permite descobrir hábitos, comportamentos e opiniões que podem ajudar a aperfeiçoar as estratégias de vendas.

O comércio via mídias sociais ganhou força com a declaração feita por Zuckerberg em abril de 2011 – “If I had to guess, social commerce is the next area to really blow up” (Se eu tivesse que dar um palpite, diria que o social commerce será a próxima tendência). F-commerce é o comércio via Facebook. Social commerce é o comércio onde o relacionamento, entendimento e compreensão do público são partes fundamentais no processo de vendas. Ou seja, você pode ter um F-commerce mas não um social-commerce. Iremos explicar melhor essa diferença em nossos próximos posts.

Veja abaixo o infográfico que aponta os principais marcos desta evolução do varejo no Facebook:

infografico f commerce lojas facebook

Os três pilares de uma Loja no Facebook:

Relacionamento: Possibilidade de você poder conversar com seus consumidores diretamente através da mesma plataforma. Neste ponto é possível fidelizar o público demonstrando um bom atendimento e disposição para encontrar o produto ideal para o usuário.

Personalização: Este refere-se a flexibilidade de você montar o visual da sua loja pensando em quem irá visitá-la, assim gerar uma maior proximidade do público com sua marca.

Promoção: Uma possibilidade que você pode explorar através de anúncios, ofertas ou com conteúdo estratégico para gerar compartilhamento espontâneo pelos usuários.

COMO INICIAR MINHA LOJA NO FACEBOOK?

facebook e-commerce lojas virtuaisVocê tem dois caminhos, um deles é a criação de um aplicativo personalizado com desenvolvimento próprio e o outro é a utilização de um modelo existente. O mais indicado é a segunda opção, o motivo é que o Facebook é constantemente faz alterações em seu protocolo, coisa que poderia aumentar o trabalho para construção da loja, pois terá a necessidade de uma equipe alerta para fazer modificações, além dos custos elevados de um desenvolvimento exclusivo.

IMPORTANTE: No momento em que você estiver escolhendo o aplicativo ideal para sua loja faça todos os testes necessários de adequação e pesquise em outras páginas que utilizam a mesma ferramenta antes de decidir pela instalação da plataforma ideal.

Com o aplicativo escolhido e devidamente instalado em sua Página no Facebook começa a etapa de personalização, cadastramento da loja e inserção dos produtos. É muito importante fazer um bom planejamento para que você fique seguro durante todo o processo, afinal, estamos falando de um negócio que assim como qualquer outro precisa de metas e objetivos para geração de lucro.

Ative sua loja e coloque em prática um plano de atuação online para conseguir engajamento com seu público e iniciar suas vendas.

Assessoria Tec Triade Brasil para Lojas no Facebook

Em parceria com o Sebrae, realizamos palestras sobre o tema para empresários e profissionais do comércio. A apresentação oferece mais informações sobre as Lojas no Facebook. Acesse pelo link:

Temos uma equipe preparada para atender você e auxiliar no desenvolvimento de sua Loja no Facebook.

Criamos uma loja demonstração em nossa página do Facebook para que saiba como sua loja pode ficar: http://ow.ly/foNPS

Conheça as lojas gerenciadas pela Tec Triade Brasil:

– Eudóxia Pets: http://ow.ly/foO5m

– Steele Jóias: http://ow.ly/foNZN

Você pode deixar seus comentários logo abaixo deste post ou acesse nossa página de contato: http://tectriadebrasil.com.br/contato/

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