Para realizar uma atuação profissional nas mídias sociais é preciso considerar alguns aspectos importantes que são necessários para compreender as necessidades e aperfeiçoar as estratégias de marketing digital. Planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas e mensuração são muito importantes, porém muitas empresas se esquecem ou ignoram uma das ferramentas mais poderosas para a atuação nas mídias sociais: o monitoramento de redes sociais.

Monitoramento é o passo que fornecerá subsídios para entender como a atuação da empresa está sendo conduzida e recebida pela audiência, é o feedback de todo o trabalho executado. Com ele é possível saber o que está sendo falado sobre sua marca, produtos e serviços, e estas considerações são fundamentais para o posicionamento de uma marca nas mídias digitais.

Exemplos de monitoramento de midias sociais

Em um ambiente cada vez mais interativo e dinâmico é imprescindível que a marca saiba o que está acontecendo nos ambientes em que atua e possa agir de forma rápida e adequada, evitando possíveis repercussões negativas e crises. Temos visto uma grande incidência de marcas que não sabem monitorar e se posicionar de forma adequada nas mídias sociais, como o caso que ficou conhecido da marca de roupas “Visou”:

gafe no relacionamento

O monitoramento pode ser feito de forma manual e mais trabalhosa ou por meio de softwares especializados. Seja qual for a forma, ela vai depender da demanda e da estratégia da empresa, o fato é que o monitoramento deve fazer parte desta estratégia.

Ambientes de Monitoramento de mídias sociais

Existem quatro aspectos primários de monitoramento que servem a objetivos definidos e podem ser desdobrados ou esmiuçados de forma mais ampla de acordo com a necessidade:

Marca

  • Coleta e análise de menções sobre a marca, produtos, serviços, personalidades e demais informações diretamente ligadas.

Concorrência

  • Monitoramento de marcas concorrentes permite aperfeiçoar o próprio planejamento e estratégia.

Segmento de Mercado

  • Monitorando o que é falado acerca de parceiros, fornecedores e o mercado em geral é possível otimizar os processos e a comunicação da empresa.

Público-alvo

  • Saber as necessidades, dúvidas, anseios e crenças gerais do público alvo permite que a empresa trace melhores estratégias para o relacionamento.

Monitorando frequentemente sua marca nas redes sociais é possível abrir um novo mundo de possibilidades e perspectivas, tais como:

  • Capturar oportunidades de negócios relacionadas ao seu mercado;
  • Captura de insights para futuros planejamentos de diversas áreas;
  • Reforço diário da marca e seu posicionamento por meio de ações e interações ;
  • Aprimoramento do canal de comunicação com o público alvo;
  • Análise dos pontos fracos e pontos fortes por meio das opiniões publicadas;
  • Feedback das ações e campanhas online;

Ferramentas gratuitas de monitoramento de mídias sociais

1. Social Mention

Bata definir as palavras-chaves do monitoramento. Pesquisa em várias mídias sociais e possibilita incluir filtros de termos.  A ferramenta disponibiliza um resultado completo, com top userstop keywords top hashtags.

2. Whos Talkin

Com boa aparência e fácil navegação, basta fazer uma busca simples para conhecer o autor da menção e podendo visualizar a mensagem diretamente da mídia social.

3. Kurrently

Para monitoramento de Facebook e Twitter. É possíve conhecer a foto e o nome de quem fez a publicação. O diferencial desta ferramenta é poder receber monitoramentos direto no e-mail ou via leitor RSS.

4. Likester

Apenas para Facebook. Demonstra os likes dos fãs. Com esta ferramente é possível melhorar o conteúdo compartilhado com os fãs.

5. Topsy

Aparência similar ao do Google. Também faz monitoramento do Google+, ainda raro entre as ferramentas disponíveis. Apesar de ser complicado de utilizar no primeiro momento, a ferramente fornece uma lista com as publicações originadas na ultima hora, ultimo dia ou na ultima semana.

6. Tweetreach

Demonstra o número de pessoa que foram impactadas por tweets relacionados ao termo pesquisaso. É possível gerar gráficos, e também demonstra quantas respostas e RT foram obtidos e ainda os comentários que serviram de base para os gráficos. A ferramente peca por analisar apenas os ultimos 50 tweets.

7. Trendsmap

Indicado para atuação no Twitter! A ferramenta oferecer as hashtags e os asuntos mais populares do Twitter. Com isso é possível utilizá-la estratégicamente para captura de fãs.

Soluções Tec Triade para monitoramento

O monitoramento é uma etapa fundamental para um trabalho de qualidade nas mídias sociais. Por isso a Tec Triade Brasil conta com uma solução específica para monitoramento de redes sociais e também parceria com uma das maiores empresas de monitoramento do país.


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