5 dicas para aumentar o alcance de sua marca no Facebook

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Postado por:
08 jan
2013

Embora o Facebook não anuncie de forma oficial como conseguir um aumento maior no alcance da marca ele disponibiliza um manual com algumas dicas que funcionam.

Primeiro devemos entender o conceito do EdgeRank, algoritmo que o Facebook utilizou (atualmente não tem a mesma importância) para determinar a relevância dos conteúdos. Três fatores influenciam este parâmetro: afinidade, peso e tempo, este último fator – tempo – recebeu modificações recentemente, o que permite que agora um conteúdo publicado há mais tempo possa voltar a aparecer na linha do tempo das pessoas e fãs. Afinidade é baseada na frequência com que fãs da página interagiram com conteúdos da marca no passado. Peso ou popularidade é determinado pelo engajamento que os conteúdos recebem (curtir, comentar e compartilhar).

 

midias-edgerank

O Edge rank perdeu força com as últimas atualizações do Facebook, mas compreender seus fundamentos é compreender o que, para o Facebook, é a forma correta de avaliar a relevância de uma publicação na rede social e decidir para quem exibi-la.

Abaixo estão cinco formas simples e gratuitas para ajudar uma marca a aumentar seu alcance no Facebook.

1 – Conheça sua audiência

relatório analytic facebook alcance

 

Estude seus fãs para saber o tipo de conteúdo e frequencia que eles mais gostam. Chad Wittman, fundador do EdgeRank Checker, um site que ajuda a entender melhor o EdgeRank, sugere que as marcas devem classificar o histórico de “consumo” de conteúdo dos fãs para gerar padrões. “Mergulhar no Facebook Insights o máximo possível”, diz Wittman. “Seus fãs estão consumindo os conteúdos no trabalho? Eles estão acessando de aparelhos móveis? Eles respondem bem a conteúdos de video? Eles preferem 1 ou 2 posts diários?”, afima.

Personalizar o conteúdo para seu público resultará em mais engajamento e aumentará a chance de suas publicações aparecerem no Feed de notícias dos fãs.

2 – Seja conciso, prático e objetivo

Elisabeth Diana, Advertising Communications Manager do Facebook, em São Francisco falou exaustivamente sobre a eficácia de publicações sucintas. Estudos mostram que conteúdos extensos não são lidos e desencorajam outras ações por parte dos usuários. Publicações resumidas, mastigadas, tornam mais fáceis o consumo e interação dos usuários.

Diana e Wittman concordam que publicações oportunas aumentam a excitação, geram engajamento e permitem um alcance maior. Ficar de olho em eventos relevantes da atualidade, acontecimentos do final de semana ou demais assuntos que possam interessar sua audiência é um ótimo ponto. Os fãs querem interagir, as vezes falta apenas o convite.

Não seja tímido no call-to-action. Seja claro e peça para seus fãs curtirem, comentarem e compartilharem seus conteúdos. Você ficará surpreso com o resultado. Estas ações geram alcance uma vez que as chances de interação aumentam, resultando em mais visualizaçõe no feed de notícia dos fãs.

3 – Importe-se com o conteúdo

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É verdade que não importa o que você tente, conteúdo de qualidade é o fator mais importante para aumentar o alcance no Facebook. Prover conteúdo de valor a seus fãs permite que suas publicações cheguem mais longe. Quando se trata de formato, fotos tem o maior índice de engajamento para as marcas. Fotos chamativas, bem feitas e diretas tem um peso maior para o EdgeRank.

Fazer perguntas a seus fãs é uma ótima forma de encorajar a interação com monetários e manter sua publicação visível. A pesquisa da Buddy Media mostrou que utilizar as palavras “onde”, “quando”, “seria” e “deveria” aumentam o engajamento. Posts que estimulam respostas simples como “sim”, “não” alcançam maior índice de interação por que permite que os fãs concordem com um simples curtir ao invés de elaborar um comentário.

4 – Abrace o engajamento

Curtir Facebook

Fãs adoram saber que suas marcas preferidas lhes dão atenção e muitos responsáveis pelas mídias sociais frequentemente ignoram isto. Responder os questionamentos e agradecer são práticas muito positivas para o engajamento. Certifique-se de marcar o fã na resposta que irá dar para lhe conferir atenção especial. Estas ações irão aumentar o “curtir” de seus comentários e dar continuidade ao assunto e melhorar a chance de visualização da publicação.

 

 

5 – Transforme os amigos de fãs em fãs

engajamento facebook

O Facebook Insights oferece uma métrica chamada “amigos de fãs” que mostra quantas pessoas você poderá alcançar de forma orgânica. Amigos de fãs são extremamente importantes. Organicamente, estes potenciais fãs da sua página no Facebook podem ser alcançados por meio da timeline de seus amigos que interagem com alguma publicação da sua marca. Mantenha seus fãs interagindo com sua página e então os amigos verão os compartilhamentos, “curtir”, comentários e interações na linha do tempo ou no canto superior direito de seu Facebook, onde mostram as atualizações.

 

O Ponto Principal

Apesar de existirem várias teorias, estudos e técnicas, Wittman sintetiza em um ponto principal: “O ponto principal é que o Facebook quer que os usuários consumam conteúdo, então o Facebook “premia” as melhores publicações entregando para mais pessoas”. Para ter sucesso nas mídias sociais o ponto principal é conteúdo de qualidade direcionado para os interesses de seu público.

Seguindo estas dicas simples você conseguirá disseminar melhor seu conteúdo e fazer com que o Facebook trabalhem a seu favor.

 

Deixe seu comentário

  1. Sidney disse:

    Vamos usar as dicas pra ver se conseguimos mostrar nosso Trabalho para mais pessoas Valeu !!!

  2. Célio Bonde disse:

    Muito bom, vou seguir suas dicas.

  3. Muito ótimo essas dicas!!

  4. Adorei as dicas! O alcance da publicação passou de 56 por semana para 357 por semana

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