O poder das redes sociais nas manifestações populares

Compartilhe

Postado por:
18 jun
2013

Midias Sociais e as manifestações popularesQual a relação das redes sociais com as manifestações ocorridas por todo Brasil? Com protestos em 11 capitais e mais de 250 mil pessoas nas ruas, o país parou por mais de 6 horas e se surpreendeu com a magnitude e organização dos atos, que teve sua organização facilitada pelas mídias sociais.

Claramente, a repreensão violenta dos policiais na última manifestação de São Paulo, inclusive contra jornalistas, contribuiu muito para que o dia 17 de junho de 2013 ficasse marcado na história do país como a maior manifestação popular da história do brasil, desde o impeachment de collor.

Mas existe outro elemento responsável pelo crescimento e organização dos protestos. E este elemento são as mídias sociais. E o funcionamento destes meios digitais se assemelham muito com os conceitos da famosa Revolução Francesa. Nas mídias sociais existe Liberdade para se expressar, Igualdade de recursos e possibilidades para todos e a Fraternidade para auxiliar o próximo. Exemplo disso, é a nova mídia social protestosbr criada especialmente para os atos onde as pessoas podem indicar pontos de abrigos, ajuda, policiamento hostil e até mesmo pontos de wi-fi.

A hashtag #VerásQueOFilhoTeuNãoFogeALuta permaneceu por muitas horas como o tópico mais comentado no Twitter em todo mundo. No Facebook, mais de 280 mil pessoas confirmaram presença no evento oficial da manifestação de são paulo.

mapa brasil

Mapa do uso das mídias sociais no dia 20 de junho.

E sobrou até mesmo para uma grande montadora de veículos, que viu seu comercial virar um dos principais hinos do protesto e tiveram que retirar a propagando do ar. A música “vem pra rua” foi cantada por manifestantes e virou um dos mais relevantes tópicos do Twitter.

O uso das mídias sociais já é uma realidade no mundo e não para de crescer. Apenas no Brasil, mais de 74 milhões de pessoas possuem perfil no Facebook. O que presenciamos em todo o mundo, com as crescentes manifestações, não é uma coincidência com o crescimento das mídias sociais. E nem mesmo uma exclusividade do Brasil. Segundo pesquisas, 8 entre 10 manifestantes do Egito e Tunísia afirmaram ter usado as mídias sociais para se informar ou organizarem manifestações.

Redes Sociais e manifestações populares

Manifestantes no Egito comemoram a existência do Facebook.

O principal papel das mídias sociais nas manifestações é o mesmo em todo mundo. Ela da voz e conecta as pessoas de forma inédita na história da comunicação no mundo. Nas mídias sociais não existe limitação de tempo ou espaço, tudo é contínuo e onipresente. Pessoas de diferentes localidades podem se comunicar livremente. E os recursos que as mídias sociais oferecem como formação de grupos e páginas, facilitam a organização.

As mídias sociais representam uma mudança profunda e inevitável da forma como nos comunicamos e compreendemos o mundo.

Ontem o que se viu foi a vontade dos brasileiros por mudança e a conectividade das mídias sociais e dos smartphones se uniram para possibilitar um dos mais memoráveis fatos da história de nosso país. Um dia em que o povo, adormecido, parece ter acordado e tomado ciência de sua força e seus direitos.

Os r$ 0,20 que geraram o estopim, se transformaram em um verdadeiro desabafo de insatisfação e luta por direitos e um governo mais eficiente.

Vamos acompanhar os próximos episódios das manifestações e aguardar por uma resolução convincente dos governantes. Caso contrário, os atos devem continuar e se tornar cada dia maiores.

 

Quero saber mais sobre os serviços da Tec Triade Brasil!

Deixe seu comentário

  1. EDNA MAETA disse:

    NOSSA PESSOAL ACHEI BEM BACANA ESTE ARTIGO DE VOCES,VOU USAR PRA REFLEXAO E COMO TRABALHO DE OPINIAO NA FACU,VALEU MSM!

    • tectriade disse:

      Olá Edna! Ficamos muito felizes com o seu comentário! Bom saber que despertamos novos pensamentos com o nosso artigo!
      Continue conosco! Sempre teremos novos conteúdos para você!
      =)

Faça parte da Sociedade Digital e aumente seus resultados!

Clique abaixo e conheça a metodologia de trabalho desenvolvido pela Tec Triade Brasil e receba atendimento personalizado para o seu negócio.

Clique e Entre em Contato