Publicação patrocinada no Facebook: Como funciona e quando usar

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Postado por:
01 jun
2012

Na última semana de maio, o Facebook liberou para testes a nova funcionalidade “pay to promote”, ou “pague para promover”, que permite anunciar diretamente em uma publicação da página, com valores que variam de $ 5,00 a $ 100,00. A Tec Triade Brasil, já havia adiantando no artigo “Facebook, bolsa de valores e o fim de uma rede social”, que após a abertura de capital todas as ações do Facebook irão priorizar o lucro de seus investidores. O que vemos é exatamente isso.

Mas qual finalidade de promover minhas publicações? Simplesmente alcançar seus próprios fãs. Para quem não sabe, existe o chamado “EdgeRank” que determina o alcance de cada publicação do Facebook. Por exemplo, mesmo que tenha 10 mil fãs, mais de 3 mil pessoas não receberão seu conteúdo. Mas o mesmo conceito vale de perfil para perfil, por isso você não recebe as atualizações de todos os seus amigos. O Edge Rank é uma função que obedece três variáveis:

  • Afinidade: analisa o número de interações de um usuário com a fan Page ou perfil. Visitas, curtir, comentar ou visualizar fotos favorece o EdgeRank.
  • Peso: o Facebook considera o nível de interação que as publicações recebem. Mas alguns tipos de publicação são mais relevantes que outros. Fazer enquetes por exemplo é a publicação de maior peso, seguido por fotos/vídeos, depois links e, com o menor peso, apenas comentários.
  • Tempo:  apenas conteúdos recentes aparecerão aos seus amigos o fãs. Por isso, se deixar de publicar, seu EdgeRank irá cair muito e são conteúdo não aparecerá para seus fãs.

Portanto, esta é uma bela sacada do Facebook para capitalizar sua rede e oferecer a oportunidade de garantir a entrega do conteúdo a todos os fãs de uma Fan Page.

Mas não é preciso se desesperar e começar a gastar centenas de reais com publicações pagas. Este não é o objetivo. Este recurso deve ser utilizado apenas quando se deseja propagar ações estratégicas, que seja realmente importante todos os fãs receberem o conteúdo. Para compreender as situações em que o uso do investimento é recomendado, listamos abaixo algumas situações:

  • Gerenciamento de Crise: Comunicados de esclarecimentos a fatos que prejudicaram a imagem da empresa;
  • Promoções e Campanhas: Principalmente para o comunicado oficial da campanha. Em alguns casos é interessante investir também no comunicado dos vencedores. Portanto, crie uma publicação que tenha todas as informações necessárias para despertar a atenção dos fãs. E seja claro, para não acontecer de ser obrigado a ocupar horas respondendo dúvidas e perder consistência.
  • Lançamentos: Algum produto ou serviço novo? Garanta a divulgue a todos os seus fãs. Isso pode até engajar fãs que estavam inativos, pois a diversificação do portfólio de uma empresa amplia o público alvo da empresa;
  • Comunicados importantes: Mudança de endereço, eventos institucionais, anúncio de vagas de emprego e premiações são alguns exemplos que o uso das publicações paga são indicadas.

Essas são as quatro principais situações que o uso das publicações patrocinadas são especialmente recomendadas. Mas cada negócio tem suas especificidades e você deve estar atento para explorar ao máximo seus diferenciais.

O mais importante ainda é conhecer bem seu público e publicar conteúdos que agregam valor a sua base de fãs, com isso seu EdgeRank será fortalecido naturalmente e a necessidade de publicações patrocinadas são reduzidas apenas as situações mais críticas.

Está com dificuldades para gerenciar e promover sua empresa no Facebook? Podemos te ajudar.

Tec Triade Brasil – Seu porta voz na sociedade digital

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  1. Muito obrigado pelo esclarecimentos.

  2. Muito interessantes as dicas, irei usar imediatamente.

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